Blog

Aumento Do Risco Dos Acidentes De Trabalho Pelo Cansaço Fadiga X Acidente De Trabalho

Considera-se fadiga no trabalho uma síndrome caracterizada pela alteração no mecanismo de controle psicofisiológico. É mais do que uma sensação de cansaço e sonolência. É um estado de esgotamento mental e/ou físico que reduz ou exclui a capacidade do indivíduo para realizar atividades de forma segura. As características individuais e as condições de trabalho contribuem para a fadiga no trabalho, sendo apontada como uma das causas dos acidentes de trabalho.
A fadiga no trabalho pode ser causada por um conjunto de fatores fisiológicos, psicológicos, ambientais e sociais. Entre alguns dos possíveis fatores associados ao desencadeamento da crise estão excesso de trabalho, pressão na realização das atividades, turnos alternados, riscos físicos e falta de autonomia. As consequências vão desde dificuldade para relaxar em momentos de lazer até baixo rendimento e risco aumentado de acidentes de trabalho.
A síndrome tem sido relacionada ao risco para acidentes pelos seguintes motivos: Diminuição da habilidade para processamento de informações sobre algumas situações de perigo e pela redução da habilidade de resposta adequada a estas situações. Constatou-se ainda que os trabalhadores, além da fadiga, apresentam uma percepção negativa de seu ambiente de trabalho.
Além das consequências para a saúde do trabalhador, a fadiga também produz implicações para o ambiente organizacional, onde a empresa precisa arcar com possíveis custos que envolvam os colaboradores que são portadores da síndrome, visto que ela gera baixo rendimento, altos índices de absenteísmo, desenvolvimento de lesões por esforço, risco de acidentes de trabalho ou erros nas atividades desenvolvidas, muitas vezes envolvendo a saúde de terceiros, como no caso de profissionais de saúde ou motoristas, por exemplo.
É importante frisar que não é o trabalho em si que provoca fadiga, mas a forma como ele está organizado. Dessa forma, é necessário que haja estratégias para prevenção dos estados de fadiga, como flexibilidade horária, diminuição da intensidade e duração do trabalho, melhoria das condições de saúde e segurança do trabalho e realização de programas de promoção da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores na empresa.
“A saúde mental deve ser tratada com a mesma importância da saúde física, pois a mente é mais um órgão do corpo humano como outro qualquer. Não há mais espaço para discriminação”.

Fale com a advogada

Entre em contato conosco para obter mais informações sobre nossos serviços.