Blog

O que são Doenças Reumatoides?

Também conhecidas por reumatismo, as doenças reumatoides se caracterizam por um grupo de doenças que atingem, principalmente, o sistema musculoesquelético dos indivíduos por elas acometidos e que têm na dor e rigidez as características clínicas mais marcantes. Além disso, algumas doenças podem comprometer outras partes e funções do corpo humano, como rins, coração, pulmões, olhos, intestinos e pele.
Diferentemente do que se acredita, não são apenas os idosos que estão suscetíveis a desenvolverem doenças desta natureza. Jovens e até crianças podem ser diagnosticadas com doenças deste grupo, especialmente após quadros infecciosos, como no caso da Febre Reumática, por exemplo. A explicação para isto reside na fisiopatologia destas doenças que combinam predisposição genética, sistema imunológico e, pelo menos, um desencadeante ambiental, resultando assim em mais de 100 doenças amplamente descritas na literatura médica.
Didaticamente, podemos classificar as doenças reumáticas em:
1. Artropatias inflamatórias crônicas (Por exemplo: Artrite Reumatoide / Espondilite anquilosante)
2. Doenças reumáticas autoimunes sistêmicas (Por exemplo: Lúpus Eritematoso Sistêmico / Síndrome de Sjögren)
3. Doença articular degenerativa ou degradativa (Por exemplo: Osteoartrite)
4. Artropatias micro cristalinas (Por exemplo: Gota)
5. Doenças ósseas (Por exemplo: Osteoporose)
6. Artropatias infecciosas (Por exemplo: virais, bacterianas, fúngicas)
7. Artropatias relacionadas a infecções específicas (Por exemplo: Febre reumática)
8. Condições reumáticas relacionadas a outras doenças não reumatológicas (Por exemplo: Anemia falciforme)
9. Artropatias diversas não classificadas em outras categorias (Por exemplo: Sarcoidose)
10. Doenças da coluna vertebral
11. Reumatismos de partes moles (Por exemplo: Tendinite / Bursites / Cistos Sinoviais / Fibromialgia / Síndrome do túnel do Carpo)
Para fins de relacionarmos doenças reumatoides e medicina do trabalho, nos atentaremos ao último subgrupo descrito acima: Reumatismos de partes moles. Excetuando a Fibromialgia, este subgrupo, tem como principal ponto comum a todas as doenças a necessidade de um importante fator ambiental: a exposição ocupacional a movimentos cíclicos, monótonos, repetitivos, de alta intensidade e de elevada cadência e frequência. Esta exposição quando somada a uma predisposição do trabalhador exposto pode resultar nas famosas Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e nos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
Dados de 2018, do Ministério da Saúde, apontam que As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros. O estudo apontou, também, que esses problemas foram mais recorrentes em trabalhadores do sexo feminino (51,7%), entre 40 e 49 anos (33,6%), e em indivíduos com ensino médio completo (32,7%). Já quando analisou os setores ocupacionais, a ocorrência de LER e DORT foi maior nos profissionais que atuam nos setores da indústria, comércio, alimentação, transporte e serviços domésticos/limpeza. Para mudar essa triste realidade, tanto empregador quanto colaborador têm papel crucial.
Quais são as medidas preventivas por parte do EMPREGADOR para evitar LER/DORT ?
Ações que visem à redução dos fatores de risco:
• Adequação dos postos de trabalho;
• Pela realização de programas de ginástica laboral;
• Pela adoção de pausas para descansos;
• Medidas de educação continuada
• Estimular a criatividade dos colaboradores.
• Comunicar aos colaboradores sobre o uso correto dos instrumentos de trabalho
Quais são as medidas preventivas por parte do TRABALHADOR para evitar LER/DORT ?
• Uso de medidas que lhe confiram um melhor condicionamento físico, como a prática de exercícios,
• E também pela participação conjunta com o empregador e com o serviço médico respectivo, na identificação dos fatores de risco de que se tratou anteriormente.
• Conhecer e utilizar corretamente os ajustes dos instrumentos de trabalho.
• Evite posturas incorretas,
• Busque trabalhar o seu estresse.
• Adote uma dieta balanceada
Os principais sintomas são: dor, sensação de peso e cansaço, formigamento, fisgadas, alteração de sensibilidade e fraqueza muscular. No entanto, os sintomas variam de pessoa para pessoa e vão surgindo lentamente, podendo vir isolados ou simultaneamente. Com o passar do tempo, intensificam-se e podem incapacitar para o trabalho e provocar dificuldades na realização das tarefas da vida diária.
Em caso de suspeita de LER, DORT ou qualquer outra doença reumatoide, deve-se procurar um médico logo no início de qualquer desconforto. O diagnóstico e o tratamento precoces evitam que as lesões evoluam e se tornem crônicas, necessitando de tratamentos mais agressivos e até mesmo cirúrgicos. Por isso, Te Informa Direito e procura ajuda quando precisar.

Fale com a advogada

Entre em contato conosco para obter mais informações sobre nossos serviços.