Blog

Como proceder com as limitações dos idosos no ambiente de trabalho?

Segundo a Organização Mundial de Saúde é considerada idosa qualquer pessoa a partir de 60 anos de idade, mas vale lembrar que tal consideração é avaliada segundo o envelhecimento fisiológico, o que não impede uma pessoa de ser social e intelectualmente ativa.
Porem o estatuto do idoso define que a pessoa atinge essa condição aos 65 anos de idade.

Quais os direitos dos idosos?
Muitas pessoas não tem o conhecimento, mas pessoas com mais de 60 anos possuem direito a alguns benefícios que vão além da gratuidade no transporte público e do desconto no cinema. De acordo com o Estatuto do Idoso, pessoas acima de 60 anos têm direito a 50% de desconto na entrada de qualquer atividade esportiva, artística e cultural.

Quais as limitações ou dificuldades do idoso?
. Dificuldades/problemas na velhice: Incapacidade, perda da utilidade social, aposentadoria, exclusão devido a questões sagradas, esquecimento, raciocínio lento, desgaste físico, perda de resistência, doença, demência, senilidade, degeneração física e mental, inatividade, declínio da imagem, enfeamento da aparência do corpo, aparecimento de rugas, preconceito, desrespeito aos idosos, assexualidade, dependência, inutilidade, exclusão dos prazeres da vida, rejeição familiar, isolamento, abandono, solidão, tristeza, depressão, institucionalização como morte social, proximidade da morte.

. Recompensas na velhice: Experiência, conhecimento, participação, independência, integração, autonomia física e mental, presença de apoio e suporte familiar, participação em grupos extras familiares, passe livre em transporte coletivo, fila preferencial.
Quais os cuidados no ambiente de trabalho?
Diante dos direitos citados, podemos conciliar com esses benefícios para poder orientar (empregador/família), e incentivar aos nossos idosos para que seja feita a busca por hábitos mais saudáveis e momentos prazer, como por exemplo:

• Programas direcionados ao idoso na vida profissional. (valorização, incentivos)
• Incentivo a leitura, atividade física.
• Acompanhamento médico (profissionais conforme suas limitações.)

A função cotidiana melhora o engajamento e a autoestima, que são essenciais para o envelhecimento saudável e ativo.
Para o idoso, trabalhar é importante, porque o mantém inserido na sociedade, faz com que ele se sinta útil e, principalmente, não tenha problemas emocionais.
Diante das limitações apresentadas, observa-se a necessidade da realização de mais trabalhos que valorizem a opinião do idoso e que apresentem informações mais quantitativas do benefício da participação social no processo de envelhecimento e percepção da velhice, possibilitaria maior valorização do idoso por ele mesmo, incentivando sua participação social, favoreceria a criação e a manutenção de grupos destinados a esse público e ainda melhoraria a relação intergeracional, pois o idoso ativo é observado como um idoso sabido e visto como motivo de orgulho e exemplo para a comunidade.
Incentive momentos de descontração – Preserve a autonomia – Tenha empatia – Tenha paciência

Fale com a advogada

Entre em contato conosco para obter mais informações sobre nossos serviços.